Olá!
Bem, já há algum tempo em que não vinha aqui publicar nada, mas isso tem acontecido porque, de facto, não tenho cozinhado muito, e portanto, não tenho tido nada de interessante para colocar aqui.
A receita que hoje trago, foi feita a pedido do meu pai que andava desejoso por Pápas de Abóbora. Como estas coisas tradicionais são mesmo boas tradicionais, resolvi não pesquisar na Internet e ir directamente à fonte das pessoas sabidas: às avós e tias mais velhas! A minha receita baseia-se num bocadinho de tudo aquilo que me disseram:
Então, uma das coisas que aprendi é que não há medidas exactas de nada. É tudo a olho!
O 1º passo é escolher uma abóbora menina (são mais adocicadas). A quantidade da abóbora é sempre muito relativa pois vai sempre depender da quantidade que as pessoas quiserem fazer. Eu fiz (mais ou menos) 1 kl e meio de abóbora e deu para pouco mais do que 4 pratos de sopa (não muito cheios).
Ainda no 1º passo, preparar bem a abóbora (raspar sementes, lavá-la e cortá-la).
O 2º passo, prende-se em cozinhar a abóbora, isto é, cozê-la em pouca água (tendo em conta que ela liberta muita água na cozedura), juntamente com 2 paus de canela e raspa (ou casca) de laranja ou limão. Pessoalmente, eu prefiro laranja porque acho a combinação da laranja com a abóbora, deliciosamente boa! Deixar cozer e ir mexendo de vez em quando.
3º passo, é fácil: retirar a abóbora da panela onde foi cozida, passá-la a varinha magica ou usar liquidificador (no liquidificador fica sem grumos nenhuns). Em relação à água que sobrou na panela (aquela que tem a raspa e os paus de canela), ir acrescentando caso a pápa esteja muito espessa. Em relação a esta parte, é a gosto e consoante a quantidade de água que puseram ou não, bem como a quantidade de abóbora com que estão a trabalhar também. No meu caso, usei a água todo.
O 4º passo é também muito simples, levar novamente a abóbora já em pápa ao lume, acrescentar açúcar (eu coloquei apenas 2 colheres de sopa de açúcar - sacarose normal) e acho que ficou doce o suficiente. Ainda neste processo, ir acrescentando farinha de milho aos poucos e deixar engrossar a gosto também. Neste passo ainda, podem deixar ou não os paus de canela dentro do tacho a cozinhar com a abóbora. Eu deixei :)
O 5º passo é o maaaaaaaaais fácil de todos: empratar e polvilhar com canela em pó. Não façam como eu que troquei canela por noz moscada num dos pratos (ahah).
Nesta parte, há quem misture um bocadinho de açúcar na canela e depois polvilham tudo junto. As minhas pápas já estavam doces o suficiente e por isso, dispensei esta parte.
As minhas Pápas de Abóbora, sairam assim:
Sem comentários:
Enviar um comentário